Você Acredita em Fantasmas?

Publicado: 24/09/2009 em Ghosthunter
Tags:, , , , , , , , ,

DISTRIBUIÇÃO: Namco

PRODUÇÃO: Sony Cambridge

LANÇAMENTO: Agosto 2004

INFLUÊNCIAS ANTIGAS

Inicialmente GHOSTHUNTER lembra muito o filme Ghostbusters ou Os Caça-Fantasmas como é conhecido por aqui. Sim, aquele mesmo que tem o Geléia e que todo mundo já assistiu ao menos umas 3 vezes nas sessões da tarde nos anos 90. O game faz diversas referências aos filmes porque mistura um pouco de terror com senso de humor, vários acessórios para capturar fantasmas e tem até um clone do Geléia.

NÃO APERTE ESTE BOTÃO

A história do game começa com Lazarus Jones, um policial de Detroit. Ele e sua parceira Steele foram investigar uma escola onde aconteceram estranhos assassinatos, chegando no local Lazarus e Steele se separam para investigar o lugar, enquanto investiga o lugar Lazarus acaba chegando a uma espécie de porão, aonde encontra uma estranha máquina muito grande e com um enorme botão vermelho e aí sabem como é … grandes botões que e parecem ser perigosos excercem uma grande atração nas pessoas, então Lazarus aperta o bendito botão e acaba libertando um grande número de fantasmas e no meio dessa confusão um dos fantasmas acaba se fundindo ao  corpo de Lazarus, lhe dando o poder de enxergar os fantasmas. (isso é muito original não?)

Ainda confuso Lazarus custa a acreditar em fantasmas até que sua parceria acaba sendo raptada por um dos deles, então nosso amigo candidato a caça fantasmas começa sua jornada.

O game tem fases enormes e lineares, ou seja , dificilmente você chegará perto do final da fase e descobrirá que deveria ter pego alguma coisa que estava bem no começo. Os cenários são bastante detalhados, o game em geral é de ação e tiro em terceira pessoa, porém existem umas pequenas partes de stealth , que deverás agir furtivamente para atingir seus objetivos e outras que deve usar seu cérebro para resolver alguns quebra-cabeça simples, que em geral se resumem em prestar atenção nos cenários, para contornar os problemas.

UMA AJUDANTE DE OUTRO MUNDO

Como havia falado lá no início do review, um espírito fundiu – se  ao corpo de Lazarus e se trata  de Astral, uma fantasma que ajudará o detetive em sua jornada. No decorrer do jogo Astral ganhará diversas habilidades como: atravessar portais onde só  espíritos passam, materializar – se para atingir objetos, mover coisas , controlar fantasmas mais fracos entre outras atividades.

Mas não pensem que controlar Astral é muito divertido, pois a câmera não ajuda muito e embora essas habilidades sejam interessantes, elas são pouco utilizadas no jogo, na verdade acho que só colocaram Astral para a história do jogo ficar mais emocionante, já que no desenrolar da trama veremos a importância de Astral.

OS INIMIGOS

Lendo o nome do jogo logo sabemos que os inimigos são fantasmas(dã), mas não pensem só em fantasmas que ficam voando e atirando coisas, na verdade existem alguns fantasmas assim , mas também existem fantasmas que usam armas de fogo, atacam com objetos cortantes, usam eletricidade,  atacando de diversas maneiras diferentes fazendo com que o jogador crie estratégias diferentes para derrotar cada tipo de fantasma.

A inteligência artificial dos inimigos varia, mas em geral é boa , tem inimigos que atacam em grupo e até usam estratégias para te distrair e depois  surpreender. Muitas vezes quando são atingidos pela sua granada costumam fugir ou se esconder para não serem capturados.

Também é necessário citar os chefes de fase que geralmente são muito grandes e também precisam de uma estratégia mais elaborada para serem derrotados.

AS ARMAS

Depois de falar dos inimigos vocês devem estar se perguntando, como faço para matar os fantasmas ? Primeiramente você não pode matar os fantasmas afinal como matar o que já está morto?!  Mas é possivel capturar um espírito enfraquecido.

Sem mais embromação vamos as armas. Elas dividem – se em duas categorias :em normais, espectrais e a granada que é um caso à parte.

Granada – Pode ser chamada de granada bumerangue, porque depois de arremessada ela acaba voltando para você, quando essa arma quando é arremessada ela se acopla ao fantasma trazendo – o para o mundo mortal e com isso podemos causar danos a eles com as armas normais e também é com ela que capturamos os fantasmas e isso a torna a arma mais importante do jogo.

Normais – armas comuns como pistolas, espingardas entre outras , não tem efeito contra a maior parte dos fantasmas a não ser que estejam presos pela granada.

Espectrais – São armas que tem como munição a energia de fantasmas, e por isso causam dano a eles sem precisar da granada. Destaques Laço espectral que funciona como lança – chamas e rifle espectral, arma básica que tem uma lanterna acoplada.

GRÁFICOS

Os gráficos do game realmente estão muito bons, embora não existam CGs. Todas cutscenes são na engine do game, de fato os personagens são todos muito bem feitos tanto os humanos quanto os fantasmas.

Agora falando dos cenários, fases são enormes e com ambientes bastante variados, para exemplificar isso, na Segunda fase passamos por um cemitério, um pântano, uma caverna, um vilarejo abandonado, uma mina e uma casa assombrada, detalhe tudo sem loads ,  achou pouco ? Pois isso é apenas uma das fases do game.

Ainda é necessário citar os efeitos de luz, sombra, névoa , pois na fase citada anteriormente, existe uma névoa que deixa a tela meio esverdeada. Mais dois efeitos muito bons são: o efeito da captura do fantasma é um efeito muito bonito e o outro é a troca de realidade quando você é transportado para um lugar onde aconteceu algo com um fantasma, pois você sai direto de uma realidade para outra sem LOAD algum.

SOM

Também bastante competente nesse quesito, tanto os diálogos que são muito bem interpretados, tornando todos os personagens do jogo interessantes, principalmente Lazarus que sempre faz umas piadinhas aqui e ali. Os efeitos sonoros como tiros e explosões entre outros e as vozes de fantasmas que volta e meia emitem uns sussurros ou gritam, dá até para assustar um pouco no início.

As músicas empolgam na hora da ação e lhe prendem nas horas em que você está apenas explorando os ambientes.

JOGABILIDADE

Talvez  esse tenha sido o quesito que GH , tenha tropeçado porque no início você irá apanhar do controle principalmente quem está acostumado a jogos em se pode travar a mira em um inimigo, pois GH não permite essa opção o que é até aceitável porque se existisse como travar a mira o jogo se tornaria muito fácil.

A mira pode ser alternada entre 1ª e 3ª pessoa, mas o grande problema da mira é fazer com que o jogador passe por  situações muito incomodas principalmente no inicio do game, pois Lazarus  tem um sério problema na hora de mirar, porque por mais que você esteja olhando para um inimigo assim que você aperta o botão de mirar, a mira simplesmente sai do alvo e aparece no meio da tela com isso o jogador terá que mover cursor até o inimigo de novo e isso frustará os jogadores de início, mas com um pouco de prática da para tirar isso de letra.

Outro problema é que o controle da mira é muito sensível, então algumas vezes principalmente contra fantasmas que voam você passará sua mira direto sem acertar o fantasma, mas também isso se supera com algum treino.

Tirando esses pequenos problemas na jogabilidade, temos um game de ação muito divertido, com uma história clichê, mas muito bem representada e com algumas reviravoltas, personagens carismáticos, um bom nível de dificuldade que não decepciona quem quer um desafio, mas também não espanta os jogadores mais impacientes.

Para quem sempre quis bancar o caça – fantasmas quando era mais novo, esse  jogo é perfeito,  recomendado.

PRÓS :

A VERSÃO EUROPÉIA DO GAME TEM A OPÇÃO DE COLOCAR O JOGO EM PORTUGUÊS

CENÁRIOS MUITO GRANDES E DETALHADOS

DIÁLOGOS  BEM INTERPRETADOS

CONTRAS:

SISTEMA DE MIRA CONFUSO NO INÍCIO

SISTEMA DE CAMERA CONFUSO ALGUMAS VEZES

Trailer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s