Está Aberta a Caçada

manhunt20cover3r


Produtor : Rockstar North

Plataformas: PS2,PC e XBOX

Lançamento:Novembro 2003

Sabe-se que a Rockstar é conhecida pela qualidade de seu games, mas principalmente pelo seus conteúdos polêmicos, novamente a Rockstar chama a atenção com um game de linguagem pesada e cenas fortes.

Esqueça BBB, Casa dos Artistas e outros Reality Shows

No jogo assumimos o controle de James Earl Cash , um presidiário que foi condenado a morte e que não se arrepende de seus crimes.

Assim que James é  teoricamente executado , ele acorda numa espécie de enfermaria aonde escuta uma voz falando com ele.  Trata –se de Leonel Starkweather, idealizador do programa.

Ele explica a James que ele será solto em algumas cidade chamada Carcer City e terá que passar por diversas localidades matando todos os outros participantes do show, que são chamados de Hunters e estão ali para caçar James.

Muita gente diz que Manhunt não tem história. Ok , realmente a história não é muito desenvolvida no game, mas na verdade tem algo mais além de matar e num determinado ponto do jogo veremos que existe uma jornalista tentando descobrir , que tipo de crueldades o sr. Starweather , anda fazendo com pessoas em seus estúdios.

Uma curiosidade é que esse jogo teve como inspiração filmes como : O Sobrevivente e Blade Runner

A sombra e a Escuridão, suas companheiras

O game tem uma jogabilidade baseada na furtividade, em alguns pontos se parece com Tenchu, pois para executar os inimigos é necessário se aproximar deles pelas costas e sem ser notado.E para isso contamos com os diversos pontos escuros do cenário para surpreender os inimigos, porque dificilmente um inimigo irá vê-lo quando enquanto estiver  escondido nas sombras.

Para executar os inimigos Cash , usa algumas armas e improvisa outras, dentre os artefatos usados por ele temos: cacos de vidro, estiletes, sacos plásticos,  pés de cabra, tacos de baseball e com o decorrer do jogo terá acesso  também a armas de fogo como: revolveres, pistolas , espingardas, rifles entre outras.

Um game para jogadores com nervos de aço e Cojones de Piedra

Afirmo que Manhunt , tem cenas muito fortes que podem chocar algumas pessoas e outro fator que também afasta alguns jogadores é dificuldade bem elevada do game, que  aumenta muito após a metade do jogo.

Em Manhunt contamos com um radar q serve para saber aonde estão os inimigos, no estilo Metal Gear, o radar também serve como sonar, uma vez que ele também mostra a intensidade do som  emitido pelas atividades dos jogadores seja andando, correndo ou fazendo qualquer outra coisa.

A jogabilidade é boa quando falamos em furtividade, o personagem tem a opção de correr, andar bem silenciosamente (essa útil na hora das execuções), encostar em paredes e bater em paredes para chamar a atenção dos inimigos.

O foco do game é a furtividade , por isso nem adianta encarar lutas mano a mano porque a jogabilidade deste game não foi feita para isso, porque James é muito lento e tem poucos golpes.

Sadismo pouco é Bobagem…

O jogo é realmente muito violento com cenas de decaptações , execuções variadas sem falar do diretor Starkweather que fica “brincando” com Cash o tempo todo , falando piadinhas, rindo da situação do cara, quando o jogador demora muito e executar alguém ele fica falando coisas como: “ Vamos Cash o público quer diversão !” ,em outros momentos ele fica ironizando dizendo frases como: “Logo, logo eles estarão gritando seu nome !”, “ Os corpos estão se empilhando bem…” enfim , ele  também debocha de Cash e dos inimigos o tempo todo.

As Execuções

Essa é marca de Manhunt, quanto mais violenta for para um inimigo a passagem para o outro mundo , maior será a pontuação de Cash .

A pontuação é medida em estrelas de um a cinco, então quanto mais estrelas ganhar no final da fase , mais chance de liberar segredos do jogo.

As execuções são divididas em :

Normais : basta travar o cursor no inimigo e atacar .

Violent. :  Travar o cursor e pressionar o botão de ataque até que o cursor fique amarelo.

Gruesome: Travar o cursor e pressionar o botão de ataque até que o cursor fique vermelho.

Quanto mais tempo segurar o botão de ataque mais violenta será a execução. Lembrando que estas execuções só funcionam com as armas brancas.

GRÁFICOS   8,0

O game tem  gráficos competentes e os cenários realmente são bem desenhados  para dar muitas opções para o jogador emboscar os inimigos.

Algo muito interessante visto no game são as execuções e as cutscenes que mostram a história do game, que são colocadas imagens como se estivessem sendo gravadas por uma camera de vídeo e combina perfeitamente com o clima de reality show do game. Realmente  foi uma grande sacada da Rockstar

Os cenários também estão bem feitos , todos com visual de cidades destruídas por algum desastre ou guerra , sendo que os mesmos estão enormes e com diversos locais para servirem de esconderijos.

Entre as localidades, temos um Shopping , um Zoológico, um presídio e mais outros lugares, sendo que cada fase tem cenários muito grandes.

SOM   9.5

Embora não exista música no jogo, os sons tem uma grande fidelidade ao mundo real , sejam eles de ossos quebrando, perfurações, tiros todos muito realistas.

As dublagens também estão muito boas, os caras quando vêem um companheiro morto começam a gritar , falar palavrões , ameaçar, enfim  tudo feito com muita qualidade e muitas vezes com aquela ironia e sarcasmo que a Rockstar sabe usar bem em seus games..

JOGABILIDADE  8.0

Como já foi citado a jogabilidade  agrada bastante quando se trata de furtividade, porém tentar se arriscar em uma luta corporal é loucura. Quanto as armas de fogo não há do que reclamar, pois a Rockstar colocou um sistema de mira automático que quando o jogador está a curtas distâncias do inimigo, Cash automaticamente  mira a cabeça do inimigo facilitando a vida do jogador.

Embora os comandos respondam bem, o excesso de furtividade acaba cansando o jogador , principalmente, nas últimas fases em que os níveis são muito grandes e o número de inimigos é enorme.

Porém devo ressaltar que existem save points nos lugares cruciais das fases, isso ajuda um pouco  , pois se  morrer não precisará voltar a uma grande parte da fase.

Embora o jogo tenha muita violência em alguns momentos os inimigos são tão grosseiros que chega a ser engraçado. Ainda é necessário dizer que o jogo tem uma boa inteligência artificial, com inimigos atacam em grupos, explorando lugares bem distantes e também possuem uma boa pontaria  nas fases de tiro. Os inimigos também são bastante variados e aumentam seu nível durante o jogo, pois enfrentamos logo de cara algum bandidos pés-de-chinelo e no decorrer vamos enfrentando uns caras mais espertos, policiais, militares e uma espécie de SWAT.

Manhunt é um bom jogo sim , do contrário que muitas pessoas dizem , porém é necessário entender a proposta do jogo que é ser sorrateiro. Aproveito para avisar que é um game para quem está atrás de um desafio, porque o game é bem longo e bastante difícil.

Prós:

– Execuções

– Ótima dublagem e efeitos sonoros

– Alto nível de desafio

Contras:

– Muito difícil em alguns pontos

– Poderiam dar um pouco mais de importância a história

Fotos: Gamespot / IGN

Trailer:

Cuidado! Contém cenas violentas

comentários
  1. Andre Leonardo disse:

    Na inglaterra houve um crime que a princípio foi ligado a esse game, mas posteriormente a polícia, descartou a hipótese.

    Link para a notícia na BBC (inglês)
    http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/leicestershire/3538066.stm

  2. Fuinha disse:

    Quero ver comentário sobre o Manhunt 2!!!!
    abraços!!!!!!!!

  3. felipe disse:

    Se alguem estiver tendo dificuldades em passar de alguma cena eu posso dar dicas ,isso no manhunt 1,
    felipe_mk13@hotmail.com.

    • bruno henrique disse:

      como faço pra passa da face bonus e como ganhar essas 5 estrela ja fiz de tudo matano com golpes mas violentos que tem no jogo mesmo assim fico na mesma ate agora so ganhei 4 estrala na 2 primeira fase. valeu ai e obrigado

      • André Leonardo disse:

        Bom Bruno, conseguir 5 estrelas nas fases desse game é um tanto quanto difíicil, pois vc tem que terminar os estágios no menor tempo possível, matando os inimigos com as “gruesome kills”, além de não ser visto. Isso fará que vc consiga até 4 estrelas.

        Para conseguir 5 estrelas vc tem que fazer tudo isso no modo hardcore ! Simples assim. hehe

        Quanto a fase de bônus eu não lembro, pois faz muito tempo que terminei esse jogo, mas se explicar melhor talvez eu possa te ajudar.
        See ya

      • carlos junior disse:

        olha cara para passar da cena bonus time 2 die q é a primeira vc tem q liberar todas as bonus features ou seja vc tem q ter pelo menos 3 estrelas e todas as cenas. espero ter ajudado qualquer duvida pode add o msn.

    • tarick disse:

      am onde eu posso fazer as manhas

  4. rebber disse:

    voce reclamou da historia mais é muito boa. claro que o jogo tem historia.

    tambem existe musicas no jogo. sem voz é uma trilha sonora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s