ANÁLISE HAUNTING GROUND

Lançamento:Maio 2005

Produtor: Capcom

Distribuidor: Capcom

Plataforma: PS2

O gênero survival horror está entre os mais populares entre os jogadores, desde  que o primeiro game da série  Resident Evil foi lançado, fazendo  enorme sucesso entre os gamers. Após Resident Evil , muitas empresas investiram no gênero, porém focando temas diferentes de zumbis e armas biológicas, com isso surgiram games  como o sombrio e perturbador Silent Hill ou ainda a série Fatal Frame, exibindo um terror tipicamente oriental.

Em 2003, o game Clock Tower 3(CT3) produzido pela Sunsoft e distribuído pela Capcom, chamou minha atenção por explorar um lado diferente da maioria  dos games de terror, pois colocava o jogador indefeso, sem qualquer espécie de arma ou poderes especiais. Um conceito novo, aliado a um bom roteiro, uma jogabilidade funcional o tornaram um bom game. Em 2005 a Capcom aproveitou muitos conceitos de CT3 e lançou Haunting Ground, conhecido no Japão como Demento.

O jogo mostra o drama da jovem Fiona Belli, que após um acidente de carro com seus pais, acorda sozinha e trancada no porão de um castelo. No decorrer do jogo Fiona se depara com tipos nada amistosos como o esquisitão Debilitas, que mais parece o Sloth do filme Goonies, a bela e perigosa Daniella e o misterioso Riccardo. Quase no início do jogo Fiona encontrará Hewie, um cão Pastor Alemão albino que será seu grande aliado nessa história que envolve alquimia, rituais para vida eterna e vários segredos da família Belli.

GRÁFICOS

Haunting Ground apresenta belos gráficos, os personagens estão bastante detalhados, principalmente Fiona e seus “atributos”, os cenários possuem boas texturas, ambientes ricos em detalhes reproduzindo bem o clima medieval de um castelo, com grandes salas luxuosas e ornamentadas, passando por masmorras, escadarias e lugares mais sombrios. Apesar do tamanho dos cenários e seus detalhes quase não há “load times” entre eles.

SOM

Nesse quesito o game tem seus altos e baixos, pois existem poucas músicas no jogo, porém elas são músicas que demonstram perigo e normalmente surgem juntamente com os inimigos em um nível de som bem alto, o que aumenta intensidade dos sustos. No mais tudo comum, atores canastrões, latidos de cachorro, sons ambiente, nada que se destaque muito.

JOGABILIDADE

Este é o quesito onde vemos a inspiração em Clock Tower 3, afinal você não poderá contar com armas destruidoras ou desferir golpes mirabolantes, na maior parte das vezes terá que evitar os vilões para facilitar o seu progresso fugindo ou se escondendo em lugares como dentro de armários , atrás de uma portas ou embaixo de camas.

Haunting Ground não conta com barras de energia.  Para saber se Fiona está bem, basta olhar para ela, se por acaso a moça estiver com dificuldades para andar é melhor usar algum item de cura. O jogo conta também com outro elemento de CT3, o fator pânico porque quando Fiona entra em pânico a tela fica em preto e branco, pouco embaçada e conforme o pânico aumenta fica mais difícil controlar a moça e enxergar o que acontece, com o nível de pânico no máximo basta uma pancada para acabar com a vida da garota. Para diminuir o pânico é bom usar itens como lavanda ou fugir do inimigo por algum tempo até que  Fiona volte ao normal.

SEU MELHOR AMIGO

Hewie será seu grande companheiro nessa difícil missão de sair vivo do castelo. O cão será usado para resolver alguns puzzles, encontrar itens e enfrentar os inimigos por isso será importante manter uma boa relação com seu parceiro canino, seja elogiando seus feitos heróicos ou alimentando-o quando sua energia estiver baixa, para que Hewie não caia desacordado. Detalhe, o  seu nível de afinidade com cão pode influenciar no final do game, então cuidem bem do Totó.

Criação de itens

Este é o ponto em que Haunting Ground desliza feio, porque seu sistema de criação de itens não funciona bem com o restante do jogo, pois durante a exploração no castelo o jogador vai encontrando itens que a princípio não servem para nada, os medalions. Porém no decorrer da jogatina são descobertas as salas de síntese, onde os medalions podem ser refinados através de máquinas tornando-se itens, mas o problema é que este refino é feito através de uma espécie de mini-game que funciona como uma máquina caça-níqueis e por isso para conseguir um bom item você depende muito mais de sorte do que técnica, uma verdadeira roleta russa.

Embora HG seja um bom jogo os problemas como a escassez de esconderijos, fazendo com que o jogador fique andando a esmo pelo castelo atrás de um refúgio enquanto foge de um inimigo, tornando o game cansativo e o sistema de criação de itens, muito mal elaborado, que funciona mais na base de sorte do que habilidade, fazem com que jogo perca um pouco do seu brilho.

De forma geral as qualidades de Haunting Ground superam seus defeitos, o que faz com que ele entre naquela sua lista de games que merecem uma conferida se estiver afim de jogar algo diferente.

NOTA 7.5

PRÓS:

-Belos gráficos

– A combinação menina gostosa assustada + cão herói funciona bem

-Inimigos espertos

-Hewie é o cão mais esperto e ninja do mundo

CONTRAS:

-Sistema de criação de itens

-Poucos esconderijos

-Mapa pouco funcional

-Fiona encherá sua paciência muitas vezes

Vídeos:

DICAS :

-Todos os comandos de Hewie são feitos através da alavanca analógica direita do controle.

-Procure mandar Hewie atacar os inimigos pelas costas, porque dificilmente os inimigos conseguiram golpeá-lo.

-Se pressionar o analógico da direita Hewie ficará rosnando  e quando atacar, o resultado será um ataque mais forte.

-Quando Hewie estiver atacando um inimigo, você poderá fazer com que seu parceiro canino  continue atacando ou cancele o ataque colocando pra cima(continuar) ou pra baixo(cancelar).

-Sempre mande Hewie farejar as salas para encontrar itens

-Na máquina de síntese fique ligado no que cada esfera representa, dependendo do número de esferas misturadas serão obtidos itens diferentes por isso tente combinações variadas.

Esferas verdes – Itens para proteção de Fiona, que podem aumentar a defesa ou conferir novas habilidades

Esferas Azuis – Itens para Hewie

Esferas vermelhas – Explosivos

Esferas brancas – Itens de cura, calmantes ou outros medalions

Espero que as dicas ajudem que tiver alguma dificuldade com o game.

comentários
  1. jefferson disse:

    é o meu jogo preferido
    hg foi o primeiro jogo de ps2 q eu ja joguei
    e o mais original tambem

    • André Leonardo disse:

      Eu curti bastante na época que joguei por que era um estilo diferente de games de terror, no qual vc tem que fugir do inimigos.

      Se gostou de Haunting Ground, talvez deva tentar jogar Clock Tower 3, que o mesmo estilo e também é bem divertido.

      • monique disse:

        como faço pra passar na parte em que o hewie tem que ficar sentado no chão movel , sendo que ele me segue e a porta fecha como faço pra passar quero ajuda meu msn é moniquefie@hotmail.com beijos

    • Rogerio Borges disse:

      Esse jogo é péssimo graficos ruims história pior ainda e sem falar nos personagens nota 0 para esse jogo.

  2. jasmin disse:

    monique eu tem enseno é fácil

  3. jasmin disse:

    é muito fácil i eu tó perto de zera o jogo i eu vó pegar o seu msn

  4. florina disse:

    oi gente eu tó de volta e com dicas de demento e se voces quiserem uma ajuda é só ir no meu msn é jasmin.tia@hotmail.com

  5. florina disse:

    beijosssssssssssssss

  6. fiona disse:

    é o jogo mas legal e bom pra dedeu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s