Reportagens sobre o Dia do Jogo Justo na televisão

Publicado: 31/01/2011 em Notícias

Fala pessoal, seguindo a onda de posts sobre o dia do Jogo Justo e após de relatar para vocês minha gincana durante esse dia. Agora é a hora de falar sobre como o projeto Jogo Justo foi tratado pela mídia televisiva. Para aqueles que não sabem o dia do Jogo Justo aconteceu no último sábado (29), o projeto teve um bom destaque na mídia, recebendo destaques em jornais locais e até mesmo uma matéria de tamanho bem razoável no Jornal Nacional.

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/lojistas-baixam-precos-de-jogos-eletronicos-pela-metade/1422733/

A matéria do JN estava indo bem, fazendo uma cobertura rápida sobre como foi o dia do Jogo Justo em 3 cidades do país. Contou com a ajuda de um tributarista que explicou de forma bem simples a razão dos games serem tão caros por aqui.

Infelizmente houve um lado negativo no final da matéria, quando resolveram colocar aquele velho estereótipo “garoto gamer nerd ,sem vida social dependente da mãe para comprar seus jogos”. Quando na verdade sabemos que o público que compra jogos eletrônicos hoje está na casa de mais 20 anos, trabalha, estuda e muitos são país de família que cresceram jogando e não abandonaram os games.

A Rede TV exibiu no domingo uma ótima matéria sobre o Jogo Justo no programa Olhar Digital, a matéria foi mais longa que a do JN e como se trata de um programa sobre tecnologia, o enfoque nos games mais correto do que aconteceu no programa da Globo.

A matéria teve uma edição mais interessante, com imagens de jogos, uma entrevista rápida com Moacyr Alves, idealizador do Jogo Justo e algumas entrevistas com gamers que realmente trabalham, sabem sobre a situação do mercado nacional e falam das saídas criadas para comprar os jogos por preços justos.

Recomendo:

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/o-que-voce-acha-de-reduzir-o-preco-dos-games-no-pais

Cada matéria possui enfoques diferentes, já que a matéria do JN deu mais ênfase na cobertura do dia do Jogo Justo, enquanto a do Olhar Digital foi uma matéria que teve uma produção mais detalhada, se aprofundou melhor no tema e com entrevistas de pessoas com mais preparo para falar sobre o tema.

No final das contas, o Jogo Justo foi importante para que o mercado de games no Brasil recebesse um bom espaço mídia e fosse visto não apenas visto pelos nossos políticos como um mercado que pode crescer muito por aqui se as providências certas forem tomadas, principalmente se pegarmos por exemplo o México, onde a taxa tributária diminuiu e o mercado cresceu 8 vezes.

Se as coisas mudarão daqui pra frente eu não sei, mas assim como todo gamer torço para que mudem. Afinal com redução nos impostos, os preços diminuem, pessoas comprariam mais aqui no Brasil e isso também pode ajudar a reduzir a pirataria.

Bom, acho que já escrevi demais para um post em que eu ia apenas indicar vídeos para vocês.

See ya !

Deixe um comentário